sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nhoque de Batata

Ingredientes
1,2 kg de batata media de tamanho uniforme
Sal a gosto
2 ovos
2 1/2 a 3 xícaras de chá de farinha de trigo

Modo de Preparo

Lava e esfregue bem as batatas com uma escovinha . Coloque-as em uma panela , cubra com agua , ponha sal a gosto e tampe . Leve ao fogo moderado e , quando começar a ferver , diminua o fogo , para que a agua fique só tremendo .
Após 45 minutos , experimente furar uma das batatas , se penetrar sem nenhuma resistência as batatas estão cozidas .
Tire a panela do fogo , retire as batatas descasque-as com uma faquinha .
Passe-as pelo espremedor , deixando -as cair diretamente sobre uma superfície polvilhada com farinha . Faca uma cova no centro e deixe amornar por 2 minutos , junte a farinha restante , os ovos e mais um pouco de sal . Amasse tudo junto e adicione mais farinha se necessário , não use farinha em demasia e não trabalhe muito a massa , para não desenvolver o gluten .
Sempre com a superfície de trabalho bem enfarinhada , abra a massa aos poucos , formando cordoes com 1 a 1,5 cm de diamentro . Corte-os em pedaços de uns 2 cm e passe -os sobre os dentes de um garfo, apertando -os com delicadeza , com o polegar . O lado do garfo a ser usado e o lado côncavo .
Conforme os nhoques forem ficando prontos , vá colocando-os sobre a travessa polvilhando com a farinha de trigo. Quando estiverem todos prontos , cozinhe -os aos poucos em bastante agua fervente salgada , retirando-os com uma escumadeira quando subirem a tona . Coloque-os em uma travessa , tempere-os com o molho de sua preferência e sirva em seguida com um belo e saboroso parmesao Italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário