Com esta gripe que esta por toda a parte ,ontem não pude comparecer a minha reunião das quartas feiras , estava com dor no corpo e um tremendo mau estar , estava em casa recordando passagens da minha vida , e veio as lembranças do meu Avo , ai veio também a saudades das receitas que minha Vo fazia para aquele Italiano de cara fechada mais com um coração do tamanho do mundo , de perssonalidade forte e falava tudo que pensava na hora , sempre olhando nos olhos quando estava falando com alguém , ele sempre me dizia se vc estiver falando com uma pessoa sempre olhe nos olhos pois quem não consegue falar olhando nos olhos do outro não e confiável e pessoa de duas caras .
E nestas lembranças e saudades e coração apertado e lágrimas nos olhos , me veio a lembrança da receita de Ministrone que ele adorava .
Minestrone do Nono Francesco
200g de feijão branco ( deixando de molho 1 dia antes )
1 folha de louro
1 tomate esmagado
1 batata pequena descascada
Sal e pimenta do Reino a gosto
azeite de oliva
4 tiras de Bacon ou panceta defumada
2 cenouras descasdas e picadas
2 talos de salsao ( aipo ) aparados e picados
1/2 cabeça de erva doce picada
3 dentes de alho descacasdos e picados finamente
1 punhado de manjericao fresco , folhas separas dos talos
400g em lata de tomates vermelhos de boa qualidade
2 abobrinhas pequenas cortadas
1 taça de vinho tinto
200g de espinafre picado grosseiramente
1 litro de caldo de galinha
100g de massa seca ( de sua preferência )
1 pedaço de parmesao para ralar na hora de servir
Coloque o feijão que ficou de molho na véspera em uma panela com agua e a folha de louro , o tomate esmagado e a batata - que ajudara a dar sabor aos feijões a amolecer a casca deles .Cozinhe ate que fiquem tenros - prove para conferir , confira depois de 25 minutos de cozimento, descarte a folha de louro o tomate e a batata , tempere entao com sal e pimenta e uma borrifada de azeite .
Enquanto os feijões estiverem cozinhando , faca o seu soffritto . Aqueça uma boa borrifada de azeite uma panela adicione a pancetta ou Bacon picado , as cebolas as cenouras , o salsao , a erva doce , o alho e o manjericao ( reserve um pouco para o final ) . Refogue lentamente em fogo baixo por 15 ou 20 minutos , ou ate ficarem tenros , mas não escuros . Acrescente os tomates , as abobrinhas e o vinho tinto e cozinhe em fogo brando por 20 minutos .
Agora adicione o espinafre , o caldo e os feijões , coloque a massa seca (se for massa longa quebre em pedaços ), misture e deixe ferver lentamente ate a massa ficar cozida .
Se você achar que a sopa esta muito grossa , acrescente um pouco mais de caldo para dilui-la um pouco , então prove e tempere com sal e pimenta . Sirva polvilhando com as folhas de manjericao e com um pouco de de azeite ,coloque o parmesao e o ralador na mesa para todos se servirem .
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário